Notícias

CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO IDOSO.

Data: 06 de outubro de 2017

A Câmara Municipal de Tamboril realizou nesta sexta-feira (06), uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, que foi instituído em 1º de outubro pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento atendeu a um requerimento do vereador Rudinei Soares (PSC), que foi prontamente atendido pelo poder legislativo, após ser aprovado pelos demais parlamentares.

O plenário do poder legislativo estava lotado com a presença dos idosos que participam ativamente das ações e dos serviços de convivência do CRAS e do CREAS, tanto na sede como na zona rural, que tem contribuído com a vida das pessoas da melhor idade.

A sessão contou com a presença do presidente da câmara Sampaio Farias, do prefeito municipal Pedro Calisto e da Primeira Dama Zélia Rodrigues.

Na sessão solene, o vereador Rudinei Soares, autor do requerimento, ressaltou a importância daquele momento e da discursão em busca de se procurar sempre contribuir com a melhoria de vida dos idosos de Tamboril.

A presidente do Conselho do Idoso, Fátima Ferreira, ressaltou que durante o dia-a-dia tem se constado cada vez mais situações de negligência de direito aos idosos do município. Ela destacou a importância de se fortalecer cada vez mais o conselho do idoso, na fiscalização e na busca por garantias de direitos.

A assistente social e coordenadora do CREAS Cláudia Raquel, falou sobre os trabalhos do Centro de Referência da Assistência Social em combate a violência contra a pessoa idosa. Principalmente a violência patrimonial, onde familiares e até comerciantes se apossam do cartão do benefício dos idosos e passam a controlar o que eles consomem. A violência física também é um outro fator que muito tem preocupado os profissionais do CREAS e do CRAS.

Representando os idosos, a dona Maria das Graças disse que o dia do idoso tem que ser comemorado, mas lamentou o fato de pessoas idosas não serem atendidas com prioridade em agências bancárias e até no hospital do município. Ela disse que idosos tem enfrentado filas de espera para atendimento nesses locais e muitas vezes, fazem isso com a saúde debilitada.

Fátima Farias, que tem uma história de luta junto aos idosos de Tamboril, destacou a alegria daquele momento e disse que os idosos precisam de cuidados, de lazer e pediu às famílias que possa ajudar à torna a vida dos idosos cada vez melhor. Segundo ela, todos os dias chegam denuncias de pessoas idosas sendo maltratadas.

A secretária de assistência social e primeira dama do município Zélia Rodrigues, destacou que não é fácil para os idosos conviver com a falta de respeito. Ela incentivou que as vitimas de algum tipo de violência pudessem contar com as ferramentas de proteção disponíveis no município para combater essa situação.

Ao usar a palavra o prefeito do município repudiou os atos de violência contra a pessoa idosa e disse ser totalmente contra o abuso relacionado aos empréstimos consignados, que infelizmente ainda se registra com grande frequência no município.

A sessão foi encerrada ao som de música em homenagem aos idosos.

 

Deixe seu comentário

Câmara Municipal de Tamboril

Localização

Rua Jesuita Adeodato, 210
Centro - 63.750-000
Tamboril - CE
camaratamboril@gmail.com

Redes Sociais